Scotty - Draw Your Brakes [1971]








Ex membro do Chosen Few, Scotty também era fera como Toaster e já participou de backing vocals importantes, como a clássica Boom Shacka a Lacka do Hopeton Lewis. Como um DJ, ele tinha sete top 10 hits entre 1970 e 1971. O mais legal é que a maioria de suas bases são feitas em rocksteady.

Nascido em Westmoreland, David Scot se mudou ainda jovem para Kingston onde se formou na Kingston Technical High Scool (que ainda existe por lá). Sua primeira participação musical foi como membro do trio Valman Smykle, em 1967, ano em que o rocksteady predominava na Jamaica.

Após o hit Penny For Your Song, o grupo acabou. Scotty passou um tempo em Nova York, quando decidiu formar o Chosen Few. Em 1970, o grupo foi escolhido para fazer o backing vocal da música Shacka Lacka, de Hopeton Lewis sob produção de Derrick Harriott. Naquele ano, ela foi vencedora do tradicional festival musical da ilha. O Chosen Few foi na carona, e logo em seguida emplacou o hit Psychadelic Train, sucesso garantido na Jamaica.

Ainda sob produção de Derrick Harriott, Scotty foi chamado para gravar como Toaster em algumas bases do cantor. Mais sucesso garantido para Scotty, que em 1971 faria um dos maiores sucessos do gênero, Draw Your Breaks, na base da famosa "Stop That Train", de Keith & Tex e outra produção de Harriott. Essa música foi destaque no filme The Harder They Come (Balada Sangrenta), com o astro Jimmy Cliff.

Em 1974, no auge de sua popularidade, Scotty mudou-se para Miami e montou uma loja de discos para expatriados jamaicanos da Flórida. De volta à Jamaica, em meados dos anos 80, ele gravou mais algumas músicas, mas eles elas não tiveram muito sucesso.

Ele morreu em fevereiro de 2003, após complicações de um câncer de próstata.


01 - Draw Your Brakes
02 - Children Children
03 - Penny For Your Song
04 - Jam Rock Style
05 - I Worry
06 - Musical Chariot
07 - Clean Race (Psychodelic Train)
08 - Sesame Street
09 - Sing Along
10 - Riddle I This
11 - Rosemarie
12 - Lonely Man
13 - Monkey Drop

Nenhum comentário:

Postar um comentário