Joe Harriott - Southern Horizons (1960)


Em 1951, Joe Harriott desembarcou em Londres com apenas 23 anos, para acompanhar a big band de Ossie DaCosta. Após a tour por UK, Harriott decidiu ficar na Inglaterra, onde gravou diversos álbuns, Southern Horizons é o seu disco de estreia pelo selo Jazzland. É notável a busca do saxofonista por  referências latinas inseridas no jazz, por isso a escolha de temas como Caravan de Duke Ellington, e Senor Blues de Horace Silver, além da faixa título que traz uma performance quente de Frank Holder no bongo.

Considerado por muitos fundador do free jazz ao lado do genial Ornette Coleman, Joe Harriott que depois dedicou sua carreira a diferentes formas de tocar e novas linguagens musicais para unir ao jazz, aqui ainda era um mero desconhecido mas já tinha essa vontade de trazer novos sons para sua música. É um grande álbum de estreia, gravado em 1959 e lançado em 1960. Hard bop de primeira linha, tocado com excelência. O disco chocou os ouvintes de jazz da Inglaterra, e abriu muitas portas para Joe Harriott em clubes de jazz em todo país.

Line: Joe Harriott, alto saxofone; Hank Shaw, trompete (faixas 1-3 & 5); Shake Keane, trompete, flugelhorn (faixas 4 & 6-9); Harry South, piano; Coleridge Goode, baixo; Bobby Orr, bateria; Frank Holder, bongos.

01 - Still Goofin'
02 - Count Twelve
03 - Senor Blues
04 - Southern Horizons
05 - Jumpin' with Joe
06 - Liggin'
07 - Caravan
08 - You Go To My Head
09 - Tuesday Morning Swing

DOWNLOAD

3 comentários: