Jazz Jamaica From the Workshop (1962)


A Y&M sempre teve como função primordial, não deixar a história da velha guarda da música jamaicana cair no esquecimento. É necessário escutar, sentir, discutir, compartilhar e, sobretudo, respeitar quem deu o ponta pé inicial dessa cultura. Todo esse movimento do jazz jamaicano se consolidou em 1954 com o grande concerto de Jazz no Ward Theater em Kingston. Os grandes jazzistas daquele ano Joe Harriott, Sonny Grey, Dizzy Reece, Harold McNair, se retiraram do país para buscar reconhecimento no velho mundo, porém uma nova safra de grandes instrumentistas e arranjadores estava surgindo.

Para começar uma série de postagens dedicadas aos maiores jazzistas que a Jamaica já criou, vamos postar essa pérola fundamental produzida por Coxsone Dodd, lançada pelo Studio One em 1962. Jazz Jamaica From the Workshop é o nome do álbum e projeto de Sir Coxsone para homenagear o ano de  independência da Jamaica.

Ele reuniu os mais virtuosos músicos de Kingston sob a batuta de Tommy McCook para gravar um álbum exclusivamente de Jazz. O disco traz quatro composições originais, “Serenade in Sound” e “Mr. Propman” escritas por Don Drummond, “The Answer” de McCook, e por fim, “It Happens”, tema do pianista Cecil Lloyd. Além de ser um dos primeiros registros do Jazz jamaicano, o valor desse disco está no grande encontro dos jovens Tommy McCook, Roland Alphonso e Don Drummond. Essa aproximação foi o começo da amizade dos músicos que alguns anos depois juntos criaram os Skatalites.

Line:
Tommy McCook, tenor sax; Roland Alphonso, tenor sax; Billy Cooke, trompete; Don Drummond, trombone; Cecil Lloyd, piano; Ernest Ranglin, guitar; Lloyd Mason, baixo; Carl McLeod, bateria.

01 - Calypso Jazz
02 - Serenade In Round
03 - The Answer
04 - Bennie's Tune
05 - Never On Sunday
06 - Away From You
07 - Mr Propman
08 - It Happens

2 comentários: