Versão Jamaicana: Lee Perry & Sam Carty

Bird in Hand é uma das mais emblemáticas e aclamadas músicas produzidas pelo mago Lee "Scratch" Perry nos anos finais de seu lendário estúdio Black Ark.

Lançada originalmente no disco "The Return of Super Ape" em 1978, a canção na verdade era uma versão Dub de uma música que não ganhou lançamento a época. 





Apesar de não ter sido lançada em nenhum albúm ou single, ela ganhou força o suficiente para que se tornasse uma especie de hino underground que todo amante de música jamaicana adora lembrar.

Apenas 37 anos após sua gravação, no ano de 2015, finalmente veio a tona uma versão completa da obra, com o lançamento feito pelo selo japonês Drum and Bass Records.

Cantada por Sam Carty, a lingua utilizada para a música sempre foi matéria de discussão, uns escutavam algo de Ámarico[ Etíope] e outros, até mesmo juravam que se tratava de algo vindo da Asia, mas na verdade seus versos são cantada em Hindi, a lingua mais falada da India!

Isso por que a canção foi baseada em uma obra inclusa na trilha sonora de um popular filme indiano da década de 50, “Milte hi aankhein” cantada por Talat Mehmoon e Shamshad Begum para o clássico longa de Bollywood, Babul.





Segundo Sam Carty, um de seus professores na juventude, imigrante indiano, lhe ensinou algumas canções populares de seu país de origem e ele sentiu que uma delas poderia facilmente se tornar um Reggae.

Vizinho de Lee Perry, Carty levou a idéia para o mago mestre, e e ele não só gostou dela como também decidiu que merecia uma arranjo especial. Sua introdução remete ao melodramático enredo do próprio filme indiano, abrindo espaço para um riddim intenso com bateria marcante, a música possui uma cadência hipnótica graças a quase que repetição de seus arranjos, proporcionando ao cantor a base perfeita para sua ladainha.


O resultado foi um dos mais místico números do Roots Reggae, e que mostra o leque de influências que a música da ilha recebeu ao longo dos anos, além de nos oferecer uma visão única da mente criativa dos arquitetos musicais do ritmo de Jah.




3 comentários: