A lenda do filme perdido

Every Nigger is a Star foi um filme jamaicano dirigido pela estrela de Hollywood, Calvin Lockhart.
Calvin que nasceu em Bahamas, ficou famoso no período do cinema conhecido como "Blaxploitation" na década de 70, onde o movimento elaborou um sistema de criação baseado na realidade negra, estrelado e dirigido por atores negros.
Na década de 70 Calvin que mantinha residência na Jamaica, resolveu levar o quente mundo do cinema norte americano para a pequena ilha caribenha.
O filme contava a história de um imigrante jamaicano que ao retornar para casa se depara com uma cena local aquecida e cheia de novos artistas.
Para o casting foram escalados nomes como Inner Circle, Big Youth, Fab 5, Boris Gardiner e até mesmo nomes difíceis de encontrar qualquer registro visual, como grande percussionista Count Ossie e o lendário líder espiritual Rastafari Mortimer Planno.
Lançado em 1973 nos cinemas da Jamaica, Bahamas e Nasau, o filme foi um fiasco total.

A desilusão com o filme foi tamanha que ele não foi lançado nos Estados Unidos[epicentro do movimento Blaxploitation] e acabou caindo no esquecimento, nunca tendo ganhado qualquer lançamento em video, seja nas décadas passadas, seja nos dias de hoje.
Em outras palavras o filme Every Nigger is a Star é uma lenda, uma obra que não mais existe.
Diferentes pesquisadores do movimento cinematográfico negro tentaram reencontrar o filme mas pouco conseguiram descobrir, até mesmo seu enredo é virtualmente desconhecido.
Segundo Boris Gardiner, o filme não possuia uma historia forte e tinha um tom muito documental, o que pode ter arruinado sua existência.
Alias, foi da mente de Boris Gardiner que surgiu aquilo que é o maior legado da obra de Calvin Lockhart, a sublime trilha sonora do filme.
Every Nigger is Star que foi arranjada e composta pelo lendário baixista com ajuda de nomes como Leslie Buttler, David Madden, Paul Douglas, Cedric IM Brooks e Tommy McCook, é um passeio musical por ritmos como Funk, Soul e Reggae.
Mas como não poderia ser diferente, o álbum original se tornou uma relíquia, já que sua tiragem foi muito pequena. Até mesmo a reedição alemã de 2010 ganhou poucas cópias, apenas 1500 discos.
Mas por sorte - diferentemente do filme - essa magistral trilha sonora esta disponível no mundo digital, podendo ser escutada nos principais serviços de streaming e também no youtube:
Escute no Spotfy: Every nigger is star

Nenhum comentário:

Postar um comentário