Johnny Clarke - No Woman No Cry [1976]


É um ritmo envolvente, que lhe convida a dançar. Melhor ainda se for agarradinho como o pessoal do Maranhão. A levada da guitarra, em um tempo mais acelerado do que o tradicional Roots, faz dele o melhor roots dançavel. Esse álbum contém uma das melhores versões de No Woman No Cry.

Quanto ao Johnny Clarke, é um cantor bem conceituado e com uma vasta experiência invejável ao lado de diversos produtores jamaicanos.

Nascido em Janeiro de 1955, na capital jamaicana Kingstom, Johnny CLarke começou gravando com Clancy Eccles, lançando o God Made The Sea and Sun. Ficou pouco tempo com Eccles e logo foi trabalhar com outro grande produtor, o Rupie Edwards, no qual lançou diversos Hits pelo selo "Success". Em seguida começou a gravar com Bunny Lee, com quem talvez tenha tido a época mais conhecida e com mais discos lançados.

No início dos 80, com a vinda de novos ritmos e algumas modificações na música jamaicana, Bunny Lee começa a perder um pouco de sua representatividade como produtor. Ambos passaram um tempo na Inglaterra. Johnny Clarke estando na terra da Rainha, aproveitou pra trabalhar com Jah Shaka e Mad Professor, onde lançou trabalhos como "Yard Style" e "Give Thanks".

Esse álbum é a da fase mais representativa de Johnny Clarke, com produção de Bunny Lee e, sendo assim, a banda de apoio são os Aggrovators, e mixagem de King Tubby, com algumas figurinhas conhecidas da música jamaicana, como o baterista Carlton Barret, Guitarrista Earl Smith e Aston Barret, Augustus Pablo no orgão e mais alguns feras.


a1 Sugar, you are mine (B. Lee, J. Clarke)
a2 It's a rainy night in Georgia (B. Benton)
a3 In the roots of the ghetto (O. Ruddock, J. Clarke)
a4 Fire and brimstone a go burn the wicked (J. Clarke)
a5 Don't cry my baby (J. Clarke)
a6 I hold the handle (L. Sibbles)
b1 No woman no cry (B. Marley)
b2 Hold on (J. Clarke)
b3 Out of sight (The Imperials)
b4 Give me the right to say you are mine (S. Cole)
b5 Girl of my dreams (Copyright Control)
b6 Judge no man (J. Clarke, B. Lee)

Produzido Por Bunny Lee
Mixado por King Tubby

Um comentário: