Dudley Sibley - A Studio One Pioneer [1967-79]

Dudley Sibley nasceu na paróquia de St. Mary, Jamaica, migrou para Kingston ainda quando criança e estudou na Denham Town Secondary High School. Em 1962 encontrou com Bobby Aitken, irmão de Laurel Aitken, que na época estava com o hit “Never Never”, com ele aprendeu suas primeiras lições de canto.

Sibley estava morando em Kencott, mas estava passando por duras penas, então foi morar na Trench Town, na casa da família Wilson a convite de Trevor, irmão do já falecido Delroy Wilson, eles o levaram para o Studio One para trabalhar de ajudante geral, dando a oportunidade de se aproximar das atividades que aconteciam no estúdio, ele tinha uma enorme vontade de começar uma carreira musical.

Dudley começou a conhecer o trabalho, enquanto ao mesmo tempo fazia tarefas para o pessoal do Skatalites. Sua determinação de aprender sobre as operações do estúdio, lhe renderam uma promoção para supervisor. Tendo passado de ajudante-geral até supervisor, Sibley já tinha um enorme conhecimento da indústria fonográfica, então começava finalmente a gravar.

Ele começou a acompanhar King Stitt fazendo-o ouvir seus sons gravados em uma dub plate do Sir Coxsone. Acabou conseguindo seu hit, em 1966-67. Dudley notou que estava começando a era rude boy. Bad-boys não mais usavam facas, era o tempo do revólver.

Escreveu algumas letras e cantou para BB Seaton e Jackie Mittoo, que o levaram para um estúdio, arrumaram um riddim e gravaram o hit “Gun Man”.









Esse som foi banido na Jamaica, mas foi número 8 no top 10 britânico. Seguindo este sucesso, mais um som de grande aceitação na Inglaterra foi “Run Boy Run”, com seu tempo na Studio One e sua habilidade, tornara-se um pioneiro do estúdio. Infelizmente, mais tarde, teve a notícia de que tinha de deixar o estúdio, sua casa e o Sir Coxsone Dodd, o que acarretou em uma crise nervosa, que o levou a passar um período no hospital Bellevue, e depois para uma igreja, não antes de entrar para uma escola de música e aprender a tocar teclado, guitarra e também produzir seus próprios álbuns. Dudley planeja um álbum gospel com as músicas que tocava na igreja.

Ele acabou entrando para a Sociação Jamaicana de artistas vintage e afiliados (JAVA – Jamaican Association of Vintage artiste and Affiliates) e continua a tocar. Dudley também ensina música em sua casa, teclado, guitarra e voz unindo força com seus velhos amigos da Studio One, Brian Atkinson e Joe Issaacs, trabalhando para o reconhecimento de todos os artistar e músicos originais da saudosa gravadora, como também gravando e atuando com eles sendo um dos membros originais da Soul Vendors, responsável por vários hits na época que continuam maravilhosos sons até hoje.

Only God Can Work It Out
Free Dread Locks
Time Is The Key
Having A Party
Give A Helping Hand
Run Boy Run
Gun Man
Hole In Your Soul
My Whole World Ended
Love In Our Nation
Economic Crisis
Amagideon Time

Um comentário:

  1. Torrent: http://thepiratebay.org/torrent/6986197

    ResponderExcluir