Hopeton Lewis - Take It Easy [1967]


Rocksteady é o nome dado a batida que antecedeu o reggae entre o fim de 66 e metade de 68. É um dos melhore ritmos jamaicanos e o que teve menor duração. Foi o elo que tornou possível a evolução da música jamiacana para o ritmo que tornaria a Jamaica conhecida, o Reggae.

É aceita a versão de que Hopeton Lewis foi o primeiro a pedir aos músicos para desacelerar o rimo do Ska, para que assim fosse possível encaixar a letra de uma canção e fazer uma melhor linha de baixo. Essa experiência resultou na canção "Take It Easy", que abre esse álbum.



O pianista Gladstone Anderson teria comentado que aquele era um balanço mais regular, mais firme, chamando-o de "rock steady beat". Talvez, se não tivesse esse nome, o ritmo seria mais conhecido. Muitos pesquisadores afirmam que o nome não pegou pela semelhança com o Rock'n'Roll, que daria a entender ser alguma vertente do ritmo, o que não agradou os jamaicanos, que já tinham uma certa birra com o "Rock" por dominar o mercado e dificultar o mercado de Soul Music.

A1. Take It Easy
A2. Sound & Pressure
A3. A Deh Pon Dem
A4. Crying Crying Too
A5. Let The Girl Dance
B1. Rock Steady
B2. Cool Collie
B3. This Music Got Soul
B4. What You Gonna Do
B5. This Poor Boy


2 comentários: