You&Me Presents: The Jamaican Blues Vol.1


Quando perguntamos, “Qual foi o primeiro ritmo legitimamente Jamaicano?” A resposta é quase sempre que automática, “O ska”.

O ska foi realmente o primeiro ritmo da ilha a ser gravado por jamaicanos. Mas antes deles fazerem sua própria música, apenas reproduziam outros sons em uma febre chamada "Sound System".

Os sistemas de sons Jamaicanos deram início a essa cultura mundialmente conhecida desde os anos 50 em Kingston e também em todo interior da ilha. Esqueça aquela história que é lida na internet de que Soundsystem eram caminhões equipados com sistema de som. Nada disso, não era trio elétrico. Eram basicamente caixas de sons e toca discos.Tocavam basicamente os ritmos Caribenhos oriundos de Trinidade Tobago, como o Mento e Calypso. Fora isso os “soundman” da época eram, em sua maioria, apaixonados pela música Americana, como o Jazz, Doo Wop e o Blues, com foco principal no Rhythm and Blues.

Artistas como Fats Domino dominavam as seleções dos seletores da época. Era comum que eles fossem até os EUA em busca de tunes novos e obscuros pra incrementar suas festas, Fats inclusive excursionou pela Jamaica no início de 60 e foi recebido como um verdadeiro Rei e lotou todos seus concertos na ilha.

E com toda essa paixão que os Jamaicanos tinham pelo Rhythm and Blues era mais do que óbvio que eles não deixariam isso apenas a cargo dos sistemas de som. Os produtores locais, que até então em sua maioria só produziam ritmos Caribenhos, resolveram criar o seu próprio ritmo. Era um ritmo criado na Jamaica e não um ritmo “do Caribe” , foi então que no final dos anos 50 nasceu o JAMAICAN BLUES.

Apesar de inspirado no Rhythm and Blues Americano, o Jamaican Blues era mais do que uma simples “vertente”. Foi o primeiro ritmo Jamaicano. Era a música Americana ganhando o swing da ilha, com "shuffles" que somente os Jamaicanos conseguem fazer até hoje com perfeição. Também foi incluído o lirismo, que passava de ser de amor e religioso-cristão.

O jamaican blues começava a ganhar temas mais recorrentes aos Jamaicanos, como histórias Africanas. Dose de africanidade no quesito musicalidade tamém foi colocada com um toque de percussão Nyah - Em algumas gravações como Lumumbo, de 1961, a música é inteiramente “nyah” com apenas acompanhamento de metais e um toque do piano do Rhythm and Blues -  Era a música Jamaicana criando forma. Era o nascimento do que podemos chamar de pai do Ska!

Foi no Jamaican Blues que os principais cantores da ilha se arriscaram antes do Ska nascer, como Derrick Morgan, Lloyd Robinson, The Beckford, Cornel Campbell, Clancy Eccles.  Muitos daqueles jovens viram naquele novo ritmo uma oportunidade de começar suas carreiras. Ele também foi um ritmo breve, porém, que não teve um fim decretado. Apenas foi assumindo ainda mais seu lado Jamaicano até desaguar no famoso Ska.

Gravações datadas de 1958 até 1961/62 com alguns desses principais artistas da música Jamaicana sob o comando de gente, como Coxsone, Prince Buster e Duke Reid, deram início a febre de gravações que assolou a Jamaica em 60&70 e também foram responsáveis por dar uma cara mais local as festas, já que agora se tinha um ritmo totalmente criado e feito por eles rodando nos toca discos Kingston afora. Era o real início da história da MÚSICA JAMAICANA que daria origem ao Ska.

Nessa coletânea da You&Me nós apresentamos para vocês um pouco do que foi esse primeiro e “perdido” ritmo feito na Jamaica, gênero que podemos ouvir jovens ainda desconhecidos, como Hortence Ellis, Eric Monty Morris, Joe Higgs, Owen Gray, Sklully, se arriscando em canções que tem bandas de apoio como Duke Reid Group, Clue J & Blues Blasters, Mellow Larks fazendo a base para que se iniciasse a rica cultura musical Jamaicana que tato amamos! Portanto, ESSENCIAL!!

ENJOY & SHARE:

01- The Melody Enchanters - Amanda
02 - The Hi Tones - Going Steady
03 - The Wiggans - Let´s sing the blues
04 - Duke Reid & His Group - Duke´s Cookies
05 - David Brown - Pretty Baby
06 - Cable & Wireless - Bell´s Orchestra
07 - Jackie Estick - Boss girl
08 - Eric Monty Morris - I´ve Tried
09 - Derrick Morgan - Wigger Wee Shuffle
10 - Clues J & The Blues Blasters - Swanee River Rock
11 - Clues J & The Blues Blasters - Five Minutes on Beeston Street
12 - Clancy Eccles - Freedom
13 - Theo Beckford - Jack and Jill Shuffle
14 - Lloyd Clarke - Serpent Shuffle
15 - Bonnie & Skitter - The Wicked
16 - Neville Esson - Wicked and Dreadful
17 - Clue J & The Blues Blasters - Silky
18 - Jiving Juniors - Hip Rub
19 - Monty Alexander - Lazy Lou

DOWNLOAD (DivShare)
DOWNLOAD (4Shared)
DOWNLOAD (Zshare)
DOWNLAOD (Sendspace)

Nenhum comentário:

Postar um comentário