All Star Top Hits

Esse disco é um pedaço da história da música jamaicana.

Primeiro álbum do Studio One, reúne músicas produzidas por Coxsone que mostram o começo da formação musical na ilha. Gravado em 1961, na Federal Records, ele retrata a tentativa dos jamaicanos de imitar o Rhythmm Blues Dos Estados Unidos. Foi a junção dele com o jazz, o mento e o calypso que deu origem ao primeiro ritmo da Jamaica, o ska. Mas aqui é um passo anterior.

Inaugurado em 1963, o Studio One, de Coxsone Dodd, foi o primeiro estúdio de gravação legitimamente jamaicano. Até então, a pioneira Federal Records tinha como dono Ken Khouri, de origem libanesa. Mas isso é uma briga que pode ser discutida porque Khouri, nasceu na Jamaica, mas era um branquelo com cara de libanês, o que faz com que muitos considerem o Studio One como primeiro estúdio de um jamaicano.

Até 1963, as músicas eram feitas todas na Federal Records que gravava, produzia e prensava discos que iam do mento e calypso ao rhythm and blue. A partir de 63, o Studio One serviu como uma escola para artistas como Jackie Mittoo, Marcia Griffths, Alton Ellis e tantos outros.

Por falar em artistas, este álbum traz músicas raras de muitos deles em começo de carreira, como o próprio Alton Ellis quando ainda fazia um dueto com Eddy Perkins.

Enfim, isso é o que deu forma à música jamaicana e como dito antes, é um pedaço importante da história dela.

Como amostra vai a belíssima Lonely Moments.









01 - aubray adams and rico rodriques - stew peas and cornflakes
02 - d. harriot - answer me my darling
03 - clancey eccles - river jordan
04 - clue j. & his bluesblasters - salt lane shuffle
05 - the charmers - jeanie girl
06 - don drummond - don cosmic
07 - cecil lloyd - ocean 11
08 - the jiving juniors - over the river
09 - alton & eddy - my heaven
10 - don drummond - just cool
11 - chuck josefs - du-du-wap
12 - lascelles perkins - lonely moments

Nenhum comentário:

Postar um comentário