Ernest Ranglin - Boss Reggae [1970]

Você pode nomear três pessoas que te influenciaram musicalmente?

Bob Marley: ...”gosto do guitarrista Ernest Ranglin"...

Foram essas as palavras do rei do reggae, em 1975, em entrevista concedida a Fiksha Cumbo, em Nova Iorque, publicada no livro "Bob Marley - Reggae King of the World








______________________________________________________________________

O lendário guitarrista Ernest Ranglin é tal vez o maior músico jamaicano “além reggae” reconhecido internacionalmente. Nascido em Manchester, Jamaica, 1932, ele segue sua carreria com muita vitalidade, a mesma que tinha quando criança, quando tratava de imitar os tios com suas guitarras e ukelele.

Pura História

Nos seus anos de formação, começou a traçar seus próprios dedilhados como guitarrista, tremendamente influenciado pelas gravações de Charlie Christian e de um local chamado Cecil Hawkin. Aos 16 anos participou do seu primero grupo, The Val Bennett Band, e logo tocou com a banda de Eric Dean (que incluiria na formação a Don Drummond, Lloyd Knibbs, Rico Rodríguez e a vários dos músicos que posteriormente conheceríamos como os Skatalites entre outros).

Nos anos 50, já com uma elavada habilidade com seu instrumento, Ranglin iniciou uma série de turnês pelo Caribe e em palcos locais. Nesta época, o próprio Les Paul, lhe presenteou com uma guitarra, depois de ter visto o jamaicano em ação. O trombonista Rico Rodríguez já contou em entrevistas que “habitualmente os músicos da ilha se reuniam na casa do também guitarrista Jah Jerry (aluno de Ranglin e guitarrista original dos Skatalites) para estudar harmonias sob a batuta de Ranglin”. O homem é pura história.

My Boy Lollipop

Por volta de 1959, Ranglin passou a integrar a backing band de Cluett J and the Blues Blasters, liderados pelo baixista Cluett Johnson , que por um largo período trabalhou para o produtor Clement "Sir Coxsone" Dodd, especialmente nas primeiras gravações de R&B que lentamente se dissipavam pela ilha caribenha.

O grupo gravou bastante na já extinta JBC (Jamaica Broadcasting Corporation), incluindo temas como “Easy Snappin” (Theo Beckford) e “Shufflin Jug” (versão de “Little Brown Jug”, de Glen Miller, que aqui conta com o doce trombone de Rico). Alguns dos membros dessa banda eram Aubrey Adams, o baterista Ken Williams e o guitarrista Keith Stoddart.Também nessas sessões encontramos a um jovem chamado Monty Alexander, que áquela altura tomava aulas no Jamaica College, e em suas horas vagas participava das gravações do Federal Studios, tudo isso antes de que Alexander imigrasse para os EUA onde integraria a banda do genial Nat King Cole.

Graças a sua versatilidade, douçura e improvisação, Ranglin participou das gravações de vários dos artistas top da Jamaica, como Jimmy Cliff, Skatalites, Melodians, Bob Marley, Millie Small (arranjando o mega-sucesso “My Boy Lollipop”, que vendeu 7 milhões de cópias ao redor do mundo), para nomear apenas alguns daqueles que já faziam vibrar jamaicanos e cidadãos britânicos nos idos 60.

Agradecimentos - Bruno Lancelloti/Radiola*

01-Boss Reggae
02-Grandfather's Clock
03-Soulful I
04-Liquidation
05-Dr. No-Go
06-Everybody's Talking
07-Pop-A-Top
08-Sweet Sensation
09-Scoopy
10-There's A Fire
11-My Elusive Dreams

Um comentário:

  1. Heey cara!posta aí de novo tudo, musica boa demais para nao estar na internet!hahaha LOVE!

    ResponderExcluir