Esse pode ser considerado o primeiro álbum de Dub .Claro que antes já existiam trabalhos de montar e desmontar as músicas aplicando alguns ecos e efeitos, o milagre das mesas de som recém chegadas na Jamaica.
Mas o que muitos sugerem é que o Dub, da sua forma mais conhecida com o toque de psicodelia e inovação, teve o ponta pé inicial com esse álbum de 1973 produzido por Herman Chin Loy, primo de ninguém menos que Leslie Kong, o chinês produtor do hit "Pressure Drop" de Toots & Maytals.
Depois de ter aprendido todos os macetes com seu primo, dono da gravadora Beverley's Records, Herman decidiu abrir o próprio estúdio e fazer suas produções. Em 1969 criou o o Aquarious Records por onde passaram nomes como Augustus Pablo, Alton Ellis, Lloyd Charmers, Dennis Brown, Bruce Ruffim.
Nessa época, suas produções foram inovadoras, principalmente no ramo instrumental. O resultado são clássicos como "African Zulu" de Lloyd Charmers & Hippy Boys.
Outra grande contribuição de Herman para a música jamaicana foi a descoberta de Augustus Pablo, até então uma criança magra chamada Horace Swaby que apareceu perto de sua loja tocando uma escaleta. Herman percebeu que aquilo poderia trazer resultados e o levou até seu estúdio. O resto da história todo mundo já sabe.
Em meados de 70, Herman voltou a inovar ao adquirar uma mesa de som com 24 canais. Foi quando ele se afastou um tempo do reggae para produzir outros ritmos, mas voltou logo depois para se aventurar no promissor mercado do Dancehall.
ah Rock
Rumbo Malt
I Man
Oily
Rest You Self
Jumping Jack
Heavy Duty
Jah Jah Dub
Nyah Time
Jungle Rock
Nenhum comentário:
Postar um comentário