KILLER!!!ESSENTIAL!!!
Sim ele é maior, mesmo morto a mais de 30 anos Marley consegue ser mais popular e imortal que os dois juntos... Porque? Bom, Marley levou a música da Jamaica de uma forma diferente ao mundo e sua “mensagem de paz” que andou na cola de sua carreira durante no mínimo 10 anos(71-81) grudou e ainda vai grudar na mente de muito jovem mundo a fora.
Mas falando assim parece que a musicalidade dele não conta, sim conta e muito! Mas Bob Marley sempre foi um artista muito bem amparado por bons produtores(Coxsone, Vincent Chin, Chris Blackwell, Lee Perry, Harry J. e outros), bons músicos(ele “descolou” simplesmente a dupla mais dinâmica do reggae do fim de 60 composta por Aston&Carlton Barret os irmãos que eram base de grupos como Hippy Boys, Harry J All Stars, Upsetters...), bons companheiros de grupo(Bunny Wailer, Peter Tosh e Rita Marley que estão dentre as melhores vozes de harmonia da Jamaica).
É claro também que fora toda essa “Boa companhia” ele tinha uma genialidade singular, seja como cantor, compositor ou produtor, Bob sempre esteve a par do que acontecia no mundo da música mundial, sempre teve bons “professores” seja o Americano Johnny Nash ou o Jamaicano Joe Higgs, desde o inicio de sua carreira sempre mostrou sua paixão pelo Soul e todos esses fatores somados a sua facilidade em fazer música o elevaram a um status inatingível por nenhum outro.
Nesta coletânea que é uma sequencia nós mostramos um pouco da genialidade de Bob Marley e de seu grupo os Wailers em algumas faixas raras que só foram lançadas em compactos com poucas tiragens ou somente tiragens de amostra ou outras mesmo que só foram lançadas muitos anos após a sua gravação e que passou anos perdida.
Nas 25 faixas que a compõem temos dos primeiros anos do grupo ainda no Ska feito no Studio 1 até obscuras faixas(por sonoridade e não por não serem lançadas) do meio de 70 que soam quase experimentais, alias, experimental é uma palavra ótima pra definir a carreira do grupo afinal os Wailers foram o grupo mais prolifero da história da música Jamaicana ou seja eles também gravaram muita coisa experimental como alguns sons do final de 60 seja Ben Down Low em uma versão cheia de percussões e com um teclado peculiar que acabam dando tom psicodélico a música até as diferentes de 68 como Tread Oh cantada por Bunny Wailer que conta com uma percussão pesadíssima e teclado totalmente fora dos padrões do Rocksteady.
Bunny Wailer por sinal tem destaque nesse numero da coletânea com diversas músicas em que ele foi o vocal principal, desde canções de transição do Ska para o Rocksteady(datadas de 1966) como Rock Sweet Rock ou I Stand Predominate ou na versão original de Pass It On gravada em 1970 ( que tem outra versão no álbum Burnin de 1973) que tem uma linda introdução de metais feita por ninguém menos que Tommy McCook e que só foi lançada em Dubplate e posteriormente ganhou tiragem no selo Salomonic em 1973.
Mas Bob também aparece nesta coletânea que leva seu nome e aparece no melhor estilo James Brown com a raríssima faixa Black Progress ou cantando Soul com sua esposa Rita em uma versão de Hold On This Feeling original de Junior Walker, ainda no Soul temos ele fazendo Long Long Winter de Curtis Mayfield. Marley também canta o sucesso Sugar Sugar do grupo pioneiro do Pop Bubblegum The Archies em uma versão early reggae dos estúdios Randys.
Tosh que no primeiro numero da coletânea teve destaque pelos solos aqui seus únicos numeros solo são na verdade um dueto de 66 com Rita Marley, Making Love(uma das faixas favoritas dos Wailers para o rei King Stitt) e a Reggae bem do inicio do ritmo(datada exatamente em 1970) Soon Come, afinal o destaque para ele aqui vai para as harmonias, a voz grave de Tosh em contaponto com vocais suaves causava uma diferença gigante entre os Wailers e os outros grupos da época uma espécie de trunfo que era usada seja no Ska de Your Love ou em baladas como Where Will i find, baladas que ganharam mais uma vez destaque na coletânea seja elas como um Doo Wop em Where is the Girl for me(lado B do rarissimo compacto Diamond Baby) ou na original versão de Chances Are lançada pelo selo Wail n Soul que é das mais difíceis de se encontrar em compacto atualmente mas não mais dificil que a última faixa dessa coletânea, Just in Time uma balada gospel cantada por Bob Marley e com harmonia das Soulettes(aqui como “Spiritual Sisters) que foi lançada pelo selo Tabernacle de Coxsone, balada em que Bob contradiz a imagem de rasta que o mundo conheceu e louva Jesus como um legitimo e fervoroso Cristão.
Enfim, destaques a parte ou melhor dizendo, observações a parte(afinal destacar algo é impossível de se fazer quando se trata dos Wailers) apresentamos para vocês um apanhado de raridades do imortal Bob Marley e seus fiéis parceiros Os Wailers:
1 - Climb the ladder
2 - Your Love
3 - Another Dance
4 - Making Love
5 - Rock Sweet Rock
6 - Stand Predominate
7 - Tread Oh
8 - Feel All Right
9 - Trouble on the Road Again
10 - Ben Down Low(JAD Cut)
11 - Sugar, Sugar
12 - Hold on to this Feeling
13 - Stand Alone
14 - Long Long Winter
15 - Soon Come
16 - Black Progress
17 - Redder than Red
18 - Reincarnated Souls
19 - Pass it On(First cut)
20 - Satisfy my Soul Jah Jah
21 - Send me that Love
22 - Where will i find
23 - Where is the Girl for Me
24 - Chances Are(Wail N Soul cut)
25 - Just in Time
DOWNLOAD (4Shared)
DOWNLOAD (Zshare)
PODCAST YOU&ME (BOB MARLEY) - http://youandmeonajamboreedownloads.blogspot.com.br/2012/05/podcast-you-bob-marley.html
Conheci o You and Me bem recentemente, tô bolado até agora, só pedra !!
ResponderExcluirQueria fazer o download do playlist do Jamboree Rocksteady Selection, só consigo ouvir esse podcast, não deu mudar ainda !
Não achei, tá aqui no site?
Grande abraço e parabéns , estão tirando onda...
Carlos Duarte.
muito obrigado!! muito obrigado!! muito obrigado!! muito obrigado!!!!!!! voces sao incrives !!!
ResponderExcluirCleber - Manaus -AM
Nós que agradecemos Cleber !!!
ExcluirThanks very much!
ResponderExcluirJah bless!!
ResponderExcluirJah bless!!
ResponderExcluirbroken links =(
ResponderExcluir