The Pioneers - Pusher Man [1978]









Todos os tiras estão à procura do traficante! Foi com esse refrão, e com essa capa, que os Pioneers gravaram o som que marca o título desse álbum lançado em 1978 pela Trojan e que fez o trio entrar de vez na era roots do reggae

Muitos conhecem com outra capa. Mas essa é a arte original da Trojan. A outra, uma amarela com eles sentados à mesa bolando um baseado, foi lançada pelo selo Squad Disco e tem duas músicas a menos. Eu particularmente prefiro a original, que tem mais a ver com a proposta álbum e não os três integrantes da banda como usuários.

Apesar da confusão com os nomes Soulmates, Slickers e Reggae Boys, os Pioneers foram um grupo com alguns integrantes diferentes e sempre mantendo o formato de trio vocal. No geral, eles são conhecidos pela última e mais duradoura formação, com George Dekker, Sydney Crooks e Jackie Robinson.

Os três ainda estão vivos e dois deles moram no Brasil, em São Luís do Maranhão, é claro. George Dekker e Sydney Crooks, aliás, vão sair em bloco carnavalesco por lá, como já é de costume.

Sydney Crooks e o irmão, Derrick Crooks, juntaram-se com um amigo, Winston Hewitt para começar com os Pioneers em 1962 na Treasure Isle.

Os primeiro singles "Good Nanny" e "I'll Never Come Running Back to You" foram gravados com dinheiro emprestado da mãe dos Crooks, que apostou na carreira de cantor dos filhos. O compacto com essas músicas saiu no selo Caltone. Outros singles foram lançandos posteriormente e nenhum alcançou o sucesso.

Em 1966, Hewitt viajou para o Canadá e foi substituído por Glen Adams, que na época estava no Heptones. Os Pioneers continuaram sem muito sucesso e chegaram até mesmo a acabar, com Sydney partindo para a produção musical e seu irmão indo trabalhar em uma mineradora de bauxita.

Nesta fase de produtor, Sydney estreitou os laços com o também produtor Joe Gibbs e foi trabalhar no estúdio dele. Gibbs fez o trabalho certo e incentivou Crooks a voltar com os Pioneers, que passaram a gravar pelo selo Amalgamated. Nesse meio tempo Glen Adams saiu do grupo e foi trabalhar com Ken Boothe e o irmão de Crooks não retornou à empreitada.

A "história" dia que diz que Sydney Crooks saiu um dia do estúdio e viu um jovem sentado na calçada. Pediu para que ele cantasse um verso da música 'Give Me Little Loving' e Crooks na hora disse: "Você é um Pioneers". O nome dele era Jackie Robinson. O pioneers então ficou temporariamente um dueto.

Depois de gravar com Gibbs alguns sucessos como Longshot, Jackpot e Catch the Beat, os Pioneers foram trabalhar com produtor, o chinês Leslie Kong, o mesmo que produziu Pressure Drop de Toots & Maytals. Nessa época conheceram George Dekker que passou a fazer parte do grupo tornando os Pioneers novamente um trio Vocal.

Resumindo a história. Essa formação dura até hoje com eventuais apresentações pelo mundo. Durante a trajetória, passaram por diversos ritmos jamaicanos. A fama dos Pioneers na Inglaterra fez com eles participassem de forma intensa do Skinhead Reggae.

Passada essa euforia e quando retornaram à Jamaica, gravaram esse álbum que leva a pegada mais clássica do roots jamaicano.

Bust Them Shut
Pusher Man
Riot Ina Notting Hill
Ohoi
Tears On My Pillow
Bad To Worse
Ahuma
Feeling High
The Ghetto
Goodnight My Love
Sabotage
Them A Wolf

DOWNLOAD (Zshare)

DOWNLOAD (Sendspace)

3 comentários: