Muitos amantes da música da ilha nem ao menos ouviram falar da existência de Lennie Hibbertt, assim como seu instrumento, o vibrafone, pouco utilizado no reggae.
Uma das caracteristica da música jamaicana, principalmente no começo, foi o seu caráter instrumental. Desde flautas , usadas em Dulcimania dos Dynamites , passando por elementos orientais como em Always Together de Stephen Cheng. Violinos também deram o tom em diversas músicas na fase Club Reggae. Tudo isso sem falar em artefatos de percussão como reco recos e outros herdados da música caribenha e que foram usados em ritmos "agressivos" e pesados como o Skinhead Reggae.
Nesse grupo de instrumentos peculiares está o vibrafone. Apesar de ser um instrumento usado e abusado em ritmos caribenhos como o Mento e o Calypso, ele nunca havia sido usado no reggaeaté que Lennir Hibbert o fez.
Leonard Aloysius Hibbert foi mais uma das feras descoberta pela Alpha Boys School, lendária escola de órfãos na jamaica que revelou os maiores artistas da ilha como Don Drummond, Rico Rodriguez, Jackie Mittoo entre outros.
Não se sabe ao certo quando ele foi abandonado, mas foi parar no orfanato já aos oito anos de idade. Sua paixão inicial era a bateria, primeiro instrumento que aprendeu a tocar por lá.
Deixou a escola em 1944 e tocou em pequenas orquestras até entrar em uma banda militar, em 1946. Foi durante essa época que ele aprendeu sozinho a tocar o peculiar instrumento.
Sua principal influência foi Johnny Lyttle, um dos grandes mestres do vibrafone nos EUA. Foi ele quem despertou em Lennie Hibbert uma paixão pelo instrumento.
Como um bom garoto, mais tarde retornou a Alpha Boy’s, mas no cargo de professor.
Apesar de ser chamado de reggae, suas músicas tem uma peculiaridade especial que vão do Soul ao blues deixando um rastro caribenho devido à utilização do vibrafone.
Lennie Hibbert é obrigatório para quem gosta de música jamaicana. Faz parte daqueles artistas esquecidos que mudaram a ilha musicalmente.
Em 1976, Lennie Hibbert foi premiado com uma ordem ao mérito pelas suas colaborações na
música e na sociedade jamaicana.
Chinese Beauty
Tumble Down
Don't Blame Me
Gaiety
Snow Bird
More Creation
Moonlight Becomes You
Go For Yourself
Reggae Rub A Dub
Bigger Bredda
Can't Take My Mind Off You
Montego Rock
Nenhum comentário:
Postar um comentário