Com a palavra, John Lennon: "O REGGAE É FANTASTICO!"

O relacionamento do fab-four com a música jamaicana é antiga e vem ainda dos dias de juventude da turma de Liverpool.
Apesar de desconhecida da grande massa de fãs do grupo, eles nunca esconderam tal influência, porém o mundo queria saber outras coisas daqueles jovens britânicos que mudaram os panoramas do mercado da música mundial entre os anos 60 e 70.


(Ob-La-Di Ob-La-Da lançada no album branco em 1968, além de arranjos que remetem a música da Jamaica, incluiu na letra um personagem chamado Desmond - uma homenagem ao lendário cantor Desmond Dekker)

Alguns exemplos dessa conexão entre Beatles e Jamaica;
George Harrison sempre foi grande fã de Bob Marley e fez questão de conhecer o lendário fundador dos Wailers no backstage de um show no Roxy Club em 1975. A influência musical do Reggae na obra de George pode ser observada em músicas como "Save The World", que é nitidamente inspirada no shuffle jamaicano.

(George Harrison "tietando" Bob Marley nos EUA em 1975)


 

Ringo Starr sempre teve o Reggae como ritmo cotidiano em sua vida, fã declarado do grande rootsman Burning Spear, foi o disco Man in The Hills que ele deu de presente para seu filho Zak Starkey, como porta de entrada para o ritmo de Jah. A paixão e envolvimento com o Reggae por parte       do filho de Ringo ganhou níveis maiores que a do próprio pai, uma vez que ele, hoje, encabeça o projeto batizado de Trojan Jamaica. Espécie de selo dedicado a regravar velhas lendas da ilha e também a encontrar novos talentos ao redor do mundo.



                                   (Shh, Toots Hibbert e o filho de Ringo, Zak Starr)



Paul McCartney estreitou laços ao longo dos anos 70 e 80, com o mago Lee "Scratch" Perry. Interessado pelas produções que saiam do estudio Black Ark no auge da criatividade de Perry, Paul e sua esposa Linda, enviaram faixas do disco de estreia dela, para que Perry pudesse oferecer um pouco de sua magia ao disc. Lee também saiu em defesa do ex-beatle quando ele foi preso no Japão por porte de ganja em 1980, escrevendo uma carta ao primeiro ministro nipônico para que reconsiderasse a prisão do cantor.
  
            (A carta datilografada por Lee Perry e enviada ao primeiro ministro do Japão com o pedido de soltura de Paul)


John Lennon talvez tenha sido o mais militante pró reggae dos 4 Beatles. Durante toda a década de 70, em diferentes shows e entrevistas, ele gostava de frisar a importância do ritmo jamaicano e por vezes, refazia seus clássicos em versões ala Jamaica - como pode ser escutado no audio disponível no youtube, onde em 1972, no show beneficente do comediante Jerry Lewis , ele relê Give a Peace Chance em Reggae e saúda a musica vinda da ilha.


E recentemente descobrimos em um arquivo de uma TV Francesa esta rara entrevista de 1975 com John Lennon.
A traduzimos, legendamos e aqui disponibilizamos esta pequena prova da relação dos Beatles com a Jamaica, através da defesa que John faz não só do Reggae mas também de todo o leque musical que o antecede.

Com a palavra, John Lennon: " O Reggae é fantástico".


2 comentários: