Boris Gardiner - Every Nigger Is A Star (Soundtrack) [1973]

Grande trilha sonora gravada no Channel One em Kingston, produzida por Boris Gardiner que além de assinar a produção toca baixo e canta a faixa título do filme Every Nigger Is A Star e ainda faz uma linda versão acústica que encerra o filme com a subida de créditos.

O filme do gênero blaxploitation é dirigido por Calvin Lockhart, ator das Bahamas que se mudou para os EUA aos 18 anos e teve uma longa filmografia, sendo seu papel mais reconhecido o gangster Biggie Smalls no filme Let's Do It Again de 1975. (O famoso rapper de NY se inspirou no personagem de Calvin para criar seu nome artístico).

Comandando os arranjos da sessão de metais, ninguém menos que Tommy McCook. Esse disco ainda possui uma música rara do nosso querido Jackie Bernard entitulada "Rough & Tough In The Ghetto" zica ou não? Mas o grande destaque do álbum é sem dúvidas a participação especial do pianista Leslie Butler, que sola no hammond e toca piano elétrico nas 3 faixas mais cabreiras do disco. "Guetto Funk", "Funky Nigger" e "Negril" são com certeza as obras primas desse raríssimo registro jamaicano.


Na contracapa do disco Dermortt Hussey escreve:

"Every Nigger Is A Star" é mais do que um terrível grito que ecoa pelos corredores da consciência negra, é um estado de ser. É a energia da diáspora negra, seja ele os negros hipster que ficam congelados na esquina da 125 com a Blackdom, o motorista da mamãe com a morte pelas ruas do choro nigeriano, ou o rastafari, carregado com sua própria divindade pessoal. Tudo surgiu a partir de Jimmy Cliff, cheio de novas memórias de uma experiência comum que ele criou facilmente com esse negócio de querer ser uma estrela, e o que isso significa.

Como pessoas negras, em qualquer lugar, ser preto será responder a sua energia e relacioná-la com os pretos daquele lugar. Mas ainda há um certo estilo - "bad", "cool", "dread". Uma raiva e sofisticação inata. É tudo respiração comum.

A Música de Boris dentro destes dois lados do disco, coloca nossa energia no ritmo de uma música chamada reggae, ou não reg-gay. São as imagens que você verá, os sons que ouvirá, outras coisas. Para um crítico de fora é outra viagem. "É o realce mais saliente, isto é, o bumbo ao invés do chicote fortemente acentuando nas segundas e quartas batidas. A inovação métrica da Jamaica é talvez a última música realmente corporal, disse um desses críticos. Mas quero dizer, a sua reação ao ritmo das Américas depende de qual lado da cerca você está escutando. Encontrar o nosso lado é começar a dizer como é o nosso lado Negro de ser.

"Every Nigger Is A Star", e nós somo mais malvados do que isso!


01 - Boris Gardiner - Every Nigger Is A Star (Theme From)
02 - Merlyn Brocks - You Just Got To Be In Love
03 - Jackie Bernard - Rough & Tough In The Ghetto
04 - Boris Gardiner & Leslie Butler - Ghetto Funk
05 - Boris Gardiner - Home Again
06 - Boris Gardiner & Leslie Butler - Funky Nigger
07 - The Scorpion - Deadly Sting
08 - Boris Gardiner - Rats In The Ghetto
09 - Boris Gardiner - Every Nigger Is A Star (Acoustic)
10 - Boris Gardiner & Leslie Butler - Negril

Nenhum comentário:

Postar um comentário