Gregory Isaacs e a história de Mr. Cop





O inicio da segunda metade dos anos 70 na Jamaica, chegaram junto de uma onda de violência terrível, as ruas da capital se tornaram palco de uma guerra.
.
De um lado os governistas e seus apoiadores e do outro a oposição junto do apoio norte americano, a guerra política então se tornou civil, onde o governo era pressionado pela oposição que o acusava de querer transformar a ilha em um novo balneário comunista.
.
Muitas músicas foram criadas neste período[pode se arriscar a considerar este mesmo período o mais criativo do Roots Reggae], algumas tomavam claro partido na discussão, seja louvando o líder socialista Marley ou alguma gangue aliada, e também, em apoio oposição.
.
O único ponto de convergência entre os diferentes lados era quanto a violência policial, que inflamava ainda mais a situação.
.
Em 1976 Gregory compôs e gravou Mr.Cop, onde ele era direto em sua mensagem, pedindo para que a polícia pega-se leve, colocasse um sorriso no rosto ao passar por aqueles que apenas fumavam sua erva tranquilamente no gueto e que muito bem poderiam estar armados somando nessa guerra.
.
Apesar de já possuir quase 50 anos, a música segue maravilhosa e claro, muito atual - falando não só de Jamaica mas também de Brasil!
.
Cool Down, Mr. Cop!

Texto: Jurássico
Edição: Greg

Nenhum comentário:

Postar um comentário