Pioneers se apresenta na Jamboree especial 10 anos!

Banda jamaicana Pioneers realiza apresentação única em São Paulo
Grupo formado ainda na década de 60 apresentará mais de cinco décadas de música jamaicana.


George Dekker, Sidney Crooks e Jackie Robinson
Um dos mais emblematicos e bem sucedidos trios vocais da música Jamaicana, The Pioneers, foi formado em 1962 pelos irmãos Crooks e Winston Hewitt.

Porém, somente em 1968 - após trabalhar com diferentes produtores e trocar diversas vezes de integrantes - foi que o grupo alcançou sucesso por toda Jamaica e Inglaterra com o mega hit “Long Shot”(gravado no estúdio do produtor Joe Gibbs, mas produzido pelo então desconhecido – como produtor – Lee Perry).

A fama veio com a nova formação, composta por Sidney Crooks, Jackie Robinson e George Dekker, meio irmão de outro grande nome da música Jamaicana, Desmond Dekker.

Com esse time, o trio emplacou uma série de hits em 1969, com destaque para “Samfie man” que além de vender milhares de cópias, permaneceu entre os 10 hits mais tocado das radios Jamaicanas e Britânicas por três meses, entre julho e setembro.

Anos 70

Com todo sucesso do fim da década de 60, o grupo, logo no ínicio de 70, foi convidado para extensa turne por toda Inglaterra e Canada.

Nos anos seguintes, o trio continuou com grande destaque entre a audiência Inglesa, ganhando maior visibilidade com hits como “Let be your yeah, yeah”“Give and take” e “Papa was a rolling stone” (Cover do grupo de Soul The Temptations).

Os Pioneers seguiram em turnê mundial durante a década de 70 com novos álbuns,  como a obra-prima de 1978, “Pusherman”, clássico até hoje cultuado entre os fãs de Reggae em todo o mundo.

Também exploraram ritmos como Soul, Funk e Disco music em discos experimentais, como o magistral”Feel the Rhythm” de 76.

Anos 80

Nos anos 80 o grupo acabou se separando definitivamente e seus integrantes seguiram carreira solo.

A influência dos clássicos sons dos Pioneers foi de extrema importância para outro estilo musical surgido na Inglaterra, o 2-tone, movimento revival da música Jamaicana lançado por grupos Ingleses como Specials e The Beat que gravaram, respectivamente,” Long Shot” e “Jackpot”. Ainda na década de 80, a banda UB40 regravou a clássica faixa “Starvation” em prol do combate a fome na Etiópia.

Atualidade



No ano de 2005 o grupo se reuniu novamente para um show no festival Roots Reggae em São Luis do Maranhão, mas novamente se separaram. Atualmente Jackie Robinson&George Dekker seguem fazendo shows em diversos países mundo afora e também participam de grandes festivais como o Rotonton Sunsplash na Espanha.

Assim, o dueto mantém viva a memoria de mais de 50 anos de carreira, com mais de 10 albuns lançados e dezenas de hits.


 


DISCOGRAFIA SELECIONADA

Singles:

The Pioneers – Long Shot Kick the bucket (1968)
The Slickers – Nana (1968)
Soul Directions – Su su su (1969)
The Pioneers – Poor Ramses (1969)
The Pioneers – Starvation (1970)
The Pioneers – Let Be your teah be yeah (1971)
The Pioneers – You don’t know like I know (1972)
Sidney, George and Jackie – Papa Was a Rolling Stone (1973)
Sidney, George and Jackie – Reggae Fever (1974)
The pioneers – Nosey Parker (1974

Albuns:

The Pioneers – Longshot (1969)The Pioneers – Battle of Giants (1970)
The Pioneers – I’m gonna knock on your door (1974)
The Pioneers – Feel The rhythm (1976)
The Pioneers – Pusherman (1978)


Nenhum comentário:

Postar um comentário